Buscar

Cirurgia de pescoço



As cirurgias de pescoço são realizadas para retirada de tumores e nódulos da tireoide, paratireoide, faringe, laringe e pele no pescoço.


Quais são as cirurgias de pescoço?

Das cirurgias de pescoço mais realizadas podemos citar a tireoidectomia, traqueostomia, laringectomia e linfadenectomia cervical.


Como é feita a cirurgia de câncer no pescoço?

O principal tipo de cirurgia indicada para câncer de laringe e hipofaringe é a cirurgia endoscópica. Nesse procedimento, o endoscópio, tubo longo com uma luz e câmara na extremidade, é inserido pela garganta até o tumor. Isso pode ser feito para uma biópsia, e para tratar alguns tumores de laringe em fase inicial.


Quanto tempo dura uma cirurgia de pescoço?

Cada doença no pescoço demanda um planejamento cirúrgico individualizado, em que acontece a definição da associação de técnicas e do conjunto de manobras a serem utilizadas. O tempo estimado varia de acordo com cada cirurgia e pode durar entre uma e quatro horas.


Quais são os riscos de uma cirurgia de pescoço?

Toda cirurgia envolve riscos, contudo, quando o médico indica determinada cirurgia, os benefícios superam em muito estes riscos. Por exemplo, na tireoidectomia (retirada da tireoide), os pacientes ficam apreensivos se será possível viver sem a glândula. A resposta é sim.


A falta da glândula implicará na necessidade de tomar um comprimido diariamente, em jejum, com a dosagem recomendada do hormônio tireoidiano durante toda a vida. Este tratamento quem recomendará é o médico endocrinologista, que deverá acompanhar a saúde do paciente por toda a vida. O cirurgião de cabeça e pescoço fará somente a cirurgia.


Todavia, a cirurgia é um método seguro, com baixa incidência de complicações. As chances de complicação dependem do quadro clínico do paciente e do tipo de intervenção. Por exemplo, quanto mais velho for o paciente e quanto mais doenças associadas ele tem, como diabetes e hipertensão, o risco de qualquer procedimento aumenta. Essas complicações são pouco frequentes, e felizmente, na maioria das vezes, são temporárias.


Hoje as cirurgias de pescoço são seguras. Converse com o seu cirurgião de cabeça e pescoço de confiança. O Dr. Wagner Rosso está disponível para tirar as suas dúvidas na consulta e trazer mais conforto para este momento. Agende a sua consulta pelos telefones fixo (54) 3632-3447 e WhatsApp (54) 99635-5051