Buscar

Cirurgia de cabeça



O cirurgião de cabeça e pescoço é o médico responsável pelo diagnóstico, seguimento e tratamento dos pacientes portadores de tumores benignos e malignos na região da cabeça e pescoço. Este profissional exerce técnicas cirúrgicas complexas e elaboradas, principalmente em pacientes oncológicos para a remoção de tumores.


Trata-se de uma especialidade médica que requer como pré-requisito a formação em Cirurgia Geral. O tempo de especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pode variar de 2 a 3 anos de Residência Médica, a depender da subespecilidade escolhida.


Quais são os riscos de uma cirurgia de cabeça e pescoço para a retirada de tumor?

Todos os tipos de cirurgias têm riscos. Contudo, as inovações tecnológicas fazem com que cada vez mais as cirurgias sejam seguras. Atualmente já é possível realizar procedimentos cirúrgicos na região da cabeça e pescoço através de cirurgias trans-orais robóticas e com laser de alta precisão, além de cirurgias convencionais por videoendoscopia. Dessa forma, os pacientes têm recuperação mais rápida.


Quais são as cirurgias realizadas na cabeça?

As principais cirurgias de cabeça (aqui estamos deixando de fora as cirurgias de pescoço) são tumores da pele em face, tumores nas glândulas salivares, tumores na cavidade oral (língua, assoalho da boca e mucosas).


Quais são os riscos de uma cirurgia na cabeça?

Como em todos os procedimentos cirúrgicos, a cirurgia de cabeça pode apresentar complicações, como sangramento, inflamação no local e inchaço. Contudo, se o paciente seguir as orientações pré e pós cirúrgicas, esses riscos diminuem consideravelmente. As revisões devem ser feitas nas datas informadas pelo cirurgião, para o acompanhamento seguro até a retirada dos pontos. Apesar dos riscos, vale a pena fazer a cirurgia com um médico de sua confiança. Operar um tumor significa viver mais. A nossa luta sempre será pela vida.


Quanto tempo dura uma cirurgia na cabeça?

Depende da cirurgia. Em média, podemos dizer que dura cerca de 5 horas ou mais. A cirurgia é feita por uma equipe de médicos.


Quanto tempo uma pessoa leva para se recuperar de uma cirurgia na cabeça?

Geralmente leva de 4 a 8 semanas para se recuperar da cirurgia. As incisões podem ficar doloridas por cerca de cinco dias após a cirurgia e será controlada com medicação.


O que não pode fazer após a cirurgia de cabeça?

Mover demais a cabeça e praticar atividade física. Recomenda-se a posição da cabeça erguida, mesmo na posição deitada.

Hoje as cirurgias de cabeça são seguras. Converse com o seu cirurgião de cabeça e pescoço de confiança. O Dr. Wagner Rosso está disponível para tirar as suas dúvidas na consulta e trazer mais conforto para este momento. Agende a sua consulta pelos telefones fixo (54) 3632-3447 e WhatsApp (54) 99635-5051