Buscar

A cirurgia no tratamento do câncer de cabeça e pescoço



O principal tratamento dos tipos de câncer de cabeça e pescoço são tratados com remoção cirúrgica. Os tumores que se desenvolves nestas regiões estão nas fossas nasais, face, seios paranasais, boca, lábio, pele, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço e paratireoide.


Na consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço será feita uma avaliação de cada caso para a definição do plano de tratamento, onde será levado em consideração os fatores:


  • Local onde se manifestou a doença na fase inicial.

  • O estádio da doença, ou seja, se o câncer afetou mais algum local, ou se continua restrito no local primário.

  • As características do câncer.

  • As condições de saúde do paciente e a idade para a realização da cirurgia.


O câncer é uma alteração celular que se replicou nas células ao seu redor, a cirurgia para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço consiste na retirada do tumor incluindo a margem de segurança que são tecidos sadios ao redor da lesão, evitando assim, a recidiva ou disseminação da doença para outros órgãos.


O Dr. Wagner Rosso é cirurgião de cabeça e pescoço, o profissional indicado para realizar este tipo de procedimento, por ser especialista na área com anos de carreira. Ele tem como diferencial a visão multidisciplinar que consiste em conduzir de forma personalizada o planejamento terapêutico do paciente em conjunto com as demais especialidades envolvidas. Como é o caso do trabalho em conjunto com o médico endocrinologista, no caso da cirurgia de tireoidectomia (retirada da tireoide), onde um faz a cirurgia e o outro fica responsável pelo acompanhamento e a dosagem do comprimido que substituirá a função da tireoide. Assim, obtêm-se sucesso no tratamento.

Conheça algumas técnicas cirúrgicas utilizadas no tratamento do câncer de cabeça e pescoço:


  • Excisão: é a “retirada do tumor”. É feita a remoção do tecido prejudicado.


  • Dissecção ou esvaziamento linfonodal: caso o câncer tenha se espalhado para outros órgãos, os gânglios linfáticos na região do pescoço poderão ser removidos também.


  • Endoscópica com ou sem laser: utilizada quando os tumores estão em estágios iniciais, principalmente usada para o câncer de laringe.


  • Robótica: técnica minimamente invasiva em que o cirurgião usa um equipamento robótico para realizar a cirurgia. Essa técnica não é indicada para todos os tipos de câncer de cabeça e pescoço, precisa ser avaliado caso a caso. Geralmente traz uma recuperação mais rápida, com menor tempo de internação.

Hoje as cirurgias no tratamento do câncer de cabeça e pescoço são seguras. Converse com o seu cirurgião de cabeça e pescoço de confiança. O Dr. Wagner Rosso está disponível para tirar as suas dúvidas na consulta e trazer mais conforto para este momento. Agende a sua consulta pelos telefones fixo (54) 3632-3447 e WhatsApp (54) 99635-5051